A Tenda Espírita Pai Cambinda é uma associação civil, cultural e social, sem fins lucrativos, fundada em 1950 e institucionalizada em 8 de junho de 1956, na cidade de Barra Mansa/RJ, reconhecida de Utilidade Pública conforme deliberação número 390, de 12 de outubro de 1959. De acordo com seu estatuto, tem por finalidade incentivar o estudo e a pesquisa do aspecto científico, filosófico e histórico da cultura afro-brasileira bem como sua difusão por meio de cursos, palestras e quaisquer formas possíveis que objetivam o resgate dessas tradições; difundir entre os associados o espírito de participação, solidariedade e união, como forma de aperfeiçoamento e desenvolvimento do espírito cristão e incentivar a criação de serviços à comunidade nas áreas de educação, esportes e cultura...
Possui uma tradição de mais de 70 anos atendendo a comunidade local com atividades educacionais, de saúde e bem-estar social. Em sua sede, que é própria, funcionou por mais de 40 anos uma escola de Educação Básica, da pré-escola até a EJA (entre as décadas de 1970 e 1980, funcionava o Mobral no turno da noite), assim como eram oferecidos inúmeros atendimentos médico, odontológico e psicológico a crianças e adolescentes da cidade. Outras atividades também foram desenvolvidas, como aulas de corte e costura, artesanato e culinária para jovens e adultos.
Mantendo a tradição de fomentar a educação, assim como aconteceu no período da escola de educação básica, a Tenda Espírita Pai Cambinda possui papel fundamental no funcionamento do tão conhecido Polo Cotiara da Cruz Vermelha de Barra Mansa. Ao permitir o uso em concessão de parte de suas instalações, o Polo oferece cursos técnicos, pós-técnicos, especializações e cursos livres à população interessada em se profissionalizar no ramo da saúde e enfermagem.
Atualmente, a TEPC desenvolve projetos sociais nas áreas de esporte e saúde para crianças, adolescentes e adultos, com aulas de capoeira, jiu-jitsu, pilates de solo, ginástica para adultos e dança para crianças; na área cultural tem os eventos Café Cultural e o Samba do Mulato; na área assistencial faz distribuição de refeições a comunidades em situação de risco social da nossa cidade, cestas básicas, material de higiene pessoal e material de limpeza, além do projeto contra pobreza menstrual.
E é assim, como demonstra a própria história dessa associação, são suas ações sociais que garantem cidadania, educação de qualidade, formação profissional e saúde física e mental de crianças, adolescentes, jovens e adultos, nunca fugindo do objetivo principal da Tenda Espírita Pai Cambinda.
Atendimento toda sexta-feira, às 20h*
Rua José Hipólito, 296 - Centro, Barra Mansa/RJ
ATENÇÃO: A entrada é feita pelo estacionamento situado à Travessa Jonas Salk, s/n, Cotiara, Barra Mansa/RJ
*Consultar agenda nas redes sociais em véspera de feriado e feriados prolongadosOs atendimentos com as entidades (caboclos, pretos velhos, exu e povo de rua) acontece todas as sextas-feiras, às 20h, por ordem de chegada e com limite de atendimentos. Cada sexta o trabalho é desenvolvido por uma linha e você pode conferir a agenda através das redes sociais da TEPC.
Pedimos a todas as pessoas que vão, que levem doações ao centro para a manutenção da casa, tais como: velas, farinha de mandioca crua, dendê, mel, bebidas, material de limpeza e higiene, alimentos não perecíveis e o que mais julgar necessário e útil.